skip to Main Content
PAULO ZOTTOLO

Paulo Zottolo é um executivo e empresário brasileiro, tendo sido presidente nacional da Philips[1] e da Nivea[2]. Assumiu a Nivea Brasil quando o país ocupava a 36ª posição no ranking do Grupo Beiersdorf e deixou em 7º lugar oito anos depois. Foi ainda o primeiro cidadão não americano a assumir a Nivea USA.

Paulo já foi eleito Homem de Valor setor Cosméticos pelo jornal Valor Econômico e executivo revelação do ano pela Abhpec. Criou a empresa Amazônia Beverages nos Estados Unidos contratando a modelo brasileira Adriana Lima como porta-voz[3]. Ficou conhecido por usar personalidades nas campanhas de suas empresas, como Gisele Bündchen para Nivea e Ivete Sangalo com a Philips.

Foi uma das lideranças[4] do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, conhecido como “Cansei”[5] e ficou nacionalmente conhecido por ter dito, em entrevista ao Valor Econômico, que “Não se pode pensar que o país é um Piuaí , no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado.”[6] A sua versão dos fatos apareceu pela primeira vez no artigo do Valor Econômico publicado[7] em julho de 2019.

No artigo em questão, Paulo Zottolo menciona que o Piauí é um dos estados que mais visitou na região Nordeste do país. Só no Parque Nacional da Serra da Capivara esteve cinco vezes, pois tem fascinação pelo sítio arqueológico ali existente. Ele reconhece ainda a importância para a história do desenvolvimento da civilização humana e pelos seus registros arqueológicos que representam as imagens rupestres mais antigas do Brasil.

Ingressou no colégio Naval em Angra dos Reis com 15 anos e mais tarde entrou na Escola Naval, onde se formou como oficial da Marinha. Foi embarcado no Contra Tropeiro Piauí por um ano. Após a experiência na Marinha, começou uma carreira de executivo que o levou ao mundo empresarial.

Paulo se formou também em engenharia mecânica e fez vários cursos de aperfeiçoamento em marketing e gerenciamento na Alemanha, Itália e nos Estados Unidos na Universidade Stanford, na Califórnia.

Após a experiência na Marinha, Paulo foi trabalhar na área de exportação, viajando o mundo para vender chumbadores para concreto. Posteriormente foi chamado pela empresa RG Farkass Associates em Nova York para trazer produtos do leste da Europa para os Estados Unidos atuando como agente de compras para a K Mart. Nessa função, também ajudou a lançar produtos brasileiros de marcas como Hering, Tramontina e Cofap no país.

Paulo voltou para o Brasil, onde teve uma experiência de três anos na Natura em São Paulo e na FMC em Araraquara. Depois, trabalhou na empresa australiana Wormald Resmat Parsch atuando na área de exportação. Foi mais tarde transferido para Europa onde morou por seis anos na Bélgica e Alemanha, cuidando de uma divisão de produtos portáteis para toda a Europa. Também foi responsável pela área de M&A para o continente Europeu.

Foi presidente da Nivea no Brasil e posteriormente da Nivea USA. Ocupou também a presidência da Philips América Latina[8]. Foi o responsável por dar grandes especialistas em construção e desenvolvimento de marcas, gosta de falar e fazer estudos sobre elas e analisar o futuro do varejo.

Paulo foi ainda contratado pelo Grupo Maior, fundado como o braço de entretenimento do Grupo ABC de Nizan Guaneas. E responsável por trazer a Parada Disney ao Brasil, que saiu dos parques pela primeira vez na história e foi acompanhada por milhares de pessoas.
Além disso, o grupo organizou outros eventos importantes como o Rio Summer Fashion, Tennis com Sharapova e palestras e seminários com Koffi Annan, James Cameron e Al Gore.

Em 2011, Paulo se mudou para os Estados Unidos, onde montou o próprio negócio, a marca de bebidas funcionais Amazoina Beverages. Hoje em dia, trabalha em uma empresa de investimentos que ele mesmo montou chamada Paua Brasil Investments, que atua como veture capital funds.

Atualmente, Paulo Zottolo é palestrante e tem a empresa ZM de consultoria que atende empresas brasileiras[9] e europeias que querem entrar no mercado de consumo norte-americano.

O executivo ministra palestras diferenciadas que impactam o seu público, a quem gosta de dar um choque de realidade com os seus temas, como o futuro do varejo, o futuro do emprego ou do desemprego.

Translate »
Back To Top
WhatsApp Falar com Paulo Zottolo!